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Enviada em: 26/08/2019

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é de competência do Ministério da Educação, Estados e municípios que os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica. Em contrapartida, a população indígena possuem desafios para que o acesso à educação nas aldeias seja amplo. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um problema, em virtude da insuficiência de leis e do forte legado histórico.  Convém ressaltar, a princípio, que a insuficiência de leis é um impasse para a resolução. Segundo o filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Com esta linha de raciocínio, é possível perceber que é imprescindível a formação educacional, os índios embora tenham direito, a legislação tem pecado no cumprimento das leis, faltando com escolas e profissionais adequados para a manutenção da cultura e enriquecimento de conhecimento. Isso torna o problema constante.  Outrossim, o forte legado histórico é também um desafio. De acordo com Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, os desafios da educação dos indígenas mesmo que fortemente presente hoje, possui raízes intrínsecas à história brasileira, por exemplo, os jesuítas tinham a missão de educar os índios no período colonial pois acreditavam que a cultura europeia era superior. É necessário que mude a realidade a fim de acontecer o acesso da educação.  Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas para que o cenário seja outro. O Poder Legislativo deve revisar as leis, para que não haja lacuna entre o papel e a realidade, após isso, o governo tem que aumentar seus investimentos nas aldeias com escolas e profissionais bons que respeitem a cultura, a fim de maximizar os alunos das aldeias. Além disso, o Ministério da Cultura pode promover campanhas publicitárias nas redes sociais e TV sobre a importância e características da cultura indígena e palestras nas escolas urbanas para que a maioria da população possa ter consciência e informação. Assim, a sociedade irá de encontro com Kant.