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Enviada em: 10/09/2019

A população indígena convive diariamente com muitos fatores que interferem em seus meios de educação, em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), garantiu o direito a uma educação multicultural, específica para cada grupo indígena, autodeterminada, intercultural e bilíngue. Apesar de todos os fatores que já causaram um avanço descomunal, ainda existem muitas barreiras que os separam de uma educação digna.       A infraestrutura é um dos maiores fatores apontados para isso, algo que precisa de um grande investimento. Segundo o Censo Escolar(2017), 30,93%, das escolas indígenas não tem um espaço que seja propriamente adequado para estudo, ou construído pelo governo. Muitas vezes ocorrem situações em que os professores das aldeias sedem as próprias casas para dar aula, até mesmo casas comunitárias.       Outra grande necessidade que precisa de grande atenção,é a formação do corpo docente. Por muito tempo, tinham a ideia de que professores não indígenas dessem aulas em tribos e aldeias, porém, logo foi visto que havia uma certa dificuldade em relação a língua materna do local e a cultura. Seria claro, muito mais difícil para um professor dar aula em um local onde não conhecesse direito o lugar onde estivesse lecionando.        Para suprir essa demanda, universidades influenciadas por federais e secretaria de educação, organizaram formações específicas para professores indígenas em educações indígenas.            O envolvimento político básico, era algo que ajudaria muito a combater os problemas citados acima, sendo o próprio reconhecimento da diversidade. Uma diversidade cultural gigante que há entre nós, é importante que haja um investimento,um esforço federal para que tenham as mesmas oportunidades que todos.