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Enviada em: 12/09/2019

A educação da população indígena na sociedade brasileira começou com a Companhia de Jesus, na qual os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil Colonial. É mister destacar que desde o descobrimento do Brasil, a população indígena é uma minoria nas escolas e essa realidade faz com que os índios se tornem indivíduos excluídos intelectualmente do corpo social.        De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.”, ou seja, a formação do cidadão está diretamente dependente de um acesso escolar de qualidade. É imprescindível o papel que as instituições de ensino possuem sobre a população e que as mesmas tem pecado no cumprimento das leis, faltando com profissionais adequados para a manutenção da cultura e enriquecimento de conhecimento.       Contudo, o problema está longe de ser solucionado, uma vez que ainda há uma pequena parcela da população indígena lecionada nas vagas de universidades, de acordo com a pesquisa feita pelo Censo 2016. Ainda assim, a falta de estrutura e de recursos didáticos disponibilizados nas escolas não conseguem garantir o aprendizado do grupo, visto que a instituição não consegue abordar uma pluralidade de línguas e culturas diferentes entre si.       Em suma, as dificuldades que a população indígena enfrenta em relação ao acesso a educação é uma problemática na atual situação educacional. Sendo assim, cabe ao  Poder Judiciário fiscalizar o cumprimento da lei pertinente na Constituição de 1988, por meio de pesquisas que registrem a parcela dos índios nas escolas, visando cessar com essa exclusão pedagógica. Além disso, o Ministério da Cultura, por meio de campanhas, deve promover propagandas que mostrem a diversidade cultural no Brasil, a fim de acabar com o preconceito. Com tal implementação, o problema deverá ser uma mazela na história da sociedade brasileira.