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Enviada em: 05/11/2017

Título: A VOZ DO SILÊNCIO       Em 1857 foi criada a primeira escola para surdos no Brasil e 160 anos depois ainda há empecilhos na educação dos mesmos. Segundo o INEP desde 2011 a matrícula dos deficientes auditivos vem diminuindo tanto em classes comuns quanto especiais, o que evidencia os desafios para a inclusão e formação educacional deles no Brasil.       Primeiramente, o âmbito financeiro é notado como fator determinante, pois famílias mais abastadas oferecem mais oportunidades. Paralelamente, os que se encontram em situações precárias dependem do governo, que apesar de definido pela constituição, acham dificuldades em acessar uma boa infraestrutura e professores capacitados para educa-los de acordo com suas necessidades.       Nota-se, também, que a comunicação é essencial para a educação, contudo, apesar da Libras ser a segunda língua oficial do país, ainda é escassa a população que a conhece e prática. Isso acaba gerando um preconceito linguístico diante do desconhecido, tornando ainda mais delicada, e complicada, a inclusão de surdos-mudos na esfera estudantil.       Por tudo isso, é de suma importância que as prefeituras municipais, junto com empresas privadas de educação especial, comecem investindo em materiais e professores adequados a essa deficiência, a longo prazo o Governo Federal, em parceria com o MEC, deve instituir aulas de Libras como obrigatórias no currículo escolar, fazendo com que, finalmente, possa ser ouvida a "voz" do silêncio.