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Enviada em: 05/11/2017

Futuro inclusivo   A considerável parcela da população que apresenta necessidades especiais põe em debate a questão da educação inclusiva. Nesse contexto, se faz notório o grupo dos surdos, que apresenta a necessidade de um sistema educacional preparado para lhe receber e, dessa maneira, garantir acessibilidade equitativa à educação em todos os níveis. Assim, é necessário repensar a estrutura de ensino para garantir pleno acesso à educação para o referido grupo.   É inegável que a arquitetura educacional brasileira ainda é imatura no que diz respeito ao pleno acesso à instituições de ensino por surdos. Dessa maneira, muitas escolas e universidades ainda não apresentam estrutura e pessoal capacitado adequados para receber deficientes auditivos. Nas palavras do filósofo alemão Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Por conseguinte, a criação de uma educação inclusiva é uma necessidade imediata para acolher surdos e, dessa forma, garantir o progresso social.   Além disso, apesar do histórico progresso na inclusão dos referidos indivíduos, a exemplo da criação e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ainda se observa na sociedade formas de preconceito que constituem um entrave à inclusão educacional e profissional de surdos no país. Mesmo com formação acadêmica é difícil a inserção de deficientes auditivos no mercado de trabalho. Dessa maneira, é necessário que haja uma mudança de comportamento social, bem como a instituição de leis específicas que visem o processo de inclusão.   Portanto, vislumbrando plena garantia de acesso educacional e também profissional de surdos no país, o poder público pode instituir leis específicas que auxiliem na acessibilidade educacional e no mercado de trabalho, de maneira a forçar a adaptação de instituições, do ponto de vista físico e técnico, para que recebam deficientes auditivos. Ademais, o Ministério da Educação pode propor um programa de capacitação de professores em Libras, além de promover debates em escolas e na comunidade adjacente em prol da conscientização da necessidade da construção de um futuro inclusivo no qual surdos tenham pleno acesso à educação.