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Enviada em: 05/11/2017

De acordo com Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". A partir dessa afirmação, observa-se a importância que a educação possui na vida de uma pessoa. Entretanto, no Brasil, há uma parcela da população que encontra desafios no acesso a esse direito fundamental: os surdos. Nesse sentido, é incontrovertível que, dentre outros fatores, a pouca quantidade de classes adaptadas e a comunicação com pessoas que não são surdas são os principais entraves que impedem que tais indivíduos tenham uma formação educacional efetiva.       A princípio, percebe-se que os surdos possuem um pequeno número de escolas a sua disposição. Segundo dados do Inep, a maioria desses estão matriculados em classes comuns. Essa circunstância deve-se à falta de investimentos escolares em infraestruturas adequadas a receber tais alunos, como monitores especializados em Libras. Isso resulta em alunos que não usufruem uma experiência educacional completa. Dessa forma, nota-se como a precariedade do sistema de educação do país influencia na marginalização da educação inclusiva.       Outrossim, vale ressaltar que poucos brasileiros sabem comunicar-se em Libras. Há alguns anos, o Ministério da Educação instituiu a obrigatoriedade do ensino de língua estrangeira nas escolas. No entanto, a Libras continuou sendo subvalorizada, apesar de ser a segunda língua oficial do Brasil. Com isso, fica evidente que a comunicação dos surdos com os seus demais colegas é um desafio, uma vez que os últimos, raramente, possuem conhecimento suficiente que lhes permitam conversar com os primeiros.       Para mitigar essa celeuma, portanto, é essencial que as instituições educacionais invistam em infraestruturas que possam acolher e permitir que os surdos tenham uma formação educacional satisfatória, contratando profissionais especializados em Libras. Ademais, é mister que o Ministério da Educação implante a obrigatoriedade do ensino de Libras nas escolas e faculdades, a fim de que todos os alunos tenham a oportunidade de comunicar entre si.