Materiais:
Enviada em: 05/11/2017

" Nada mais assustador do que a ignorância em ação". Tal declaração proposta pelo auto alemão Goethe, permite-nos refletir, em nossos dias, como o déficit da educação para surdos é uma questão social. Nesse sentido, convém analisarmos os principais desafios para a formação educacional de surdos em nosso país.   Segundo o IBGE, 61% do jovens especiais de 15 a 29 anos não possuem o fundamental completo. Isso se deve pela falta de professores capacitados em ensinar esses jovens. Além disso, o preconceito por partes das empresas dificulta o acesso daqueles que se formaram ao mercado de trabalho. Tais informações deixa evidente como Goethe está certo.  Ademais, a falta de investimento por parte do governo em esportes dificulta a formação educacional dos jovens, visto que,  se aprende muitas coisas com o esporte como, trabalho em equipe, determinação além de abrir portas para educação e carreira profissional. Isso se torna concreto ao analisarmos o histórico da seleção Paralímpica nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres, aonde a seleção brasileira teve conquistou de 21 medalhas de ouro, campanha sete vezes maior do que o da seleção Olímpica.  Portanto, a fim de solucionar esse impasse, deve-se a mobilização de certos agentes como o Governo Federal. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, capacitar os professores, por meio de palestras com profissionais experientes na educação para jovens com problemas auditivos, no intuito de gerar professores capazes de ensinar e interagir da melhor forma possível com esses jovens.