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Enviada em: 05/11/2017

Desde a criação da escola de meninos surdos por Dom Pedro II, os surdos passaram a ter maior acesso a educação em nosso país. No entanto, a Libra, linguagem ensinada inicialmente nessa escola, foi oficializada como uma língua brasileira apenas em 2002. Diante desse recente acontecimento, percebe-se que a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade e no meio letivo ainda está em seus primeiros passos.       Embora o Brasil seja muito diversificado, é um dos países mais preconceituosos da America e quem acaba sendo vítima disso, são as minorias e dentre elas, os deficientes auditivos, pois são considerados inoperantes por uma parcela da população devido a sua necessidade especial.       Diante disso,  a educação demonstra-se ser uma grande aliada na inclusão desses indivíduos na sociedade. No entanto,  esses acabam sofrendo a prática de bulling de forma ainda mais constante do que o preconceito sofrido fora da sala de aula. Apesar disso ser um fato desanimador, enfatiza ainda mais a necessidade da inserção desse tipo de indivíduo no âmbito escolar.       Portanto,  medidas são necessárias para resolver esse impasse. Em função disso,  o Ministério da Educação, como instituição responsável pela educação da sociedade, pode promover palestras em locais públicos,  didático e midiáticos com o objetivo de conscientizar a população sobre a prática da discriminação ao surdo. Além disso, o MEC deve realizar reformas na educação que busquem tornar o ambiente escola cada vez mais propício ao aprendizado desse tipo de deficiente a fim de tornar possível um futura e eficaz inserção do mesmo na sociedade e no mercado de trabalho