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Enviada em: 05/11/2017

É notória a necessidade que se tem em discutir a formação escolar de surdos no Brasil e os desafios que se relacionam com a mesma. Uma vez, que o direito a educação é assegurado pela constituição brasileira. No entanto, existe ainda problemáticas que limitam o sistema escolar inclusivo brasileiro.       Em primeira analise, a formação educacional de um individuo se da dentro das habitações escolares e em casa no seio familiar. Sendo assim, educar se torna uma via dupla onde deve estar preparados as familias eo Estado. Pois, como previsto entre os direitos do cidadão tanto a familia quanto o governo são responsaveis pela educação das crianças que por sua vez, também devem ser tratadas como iguais perante a lei.       Cabe avaliar, que a educação dos surdos requer a quebra de paradigmas sociais. Uma vez, que parte da população brasileira ainda mantém mentalidades preconceituosas que inferiorizam a capacidade do deficiente auditivo. Um grande exemplo disso, pode ser visto na resistência que empresas tem em contratar tais individuos e nas práticas de bylling escolar em que os mesmos ainda são alvos.        Fica evidente, portanto, que a formação educacional dos surdos no Brasil deve ser discutida para que passe por mudanças positivas. Para isso, espera-se que o Ministério da Educação e da Cultura promova nas escolas debates que visem discutir o tema com pais, alunos e professores. O órgão também pode promover o ensino de língua de sinais desde o ensino infantil para todos os alunos, pois dessa forma os dicentes deficientes auditivos não teram restrições ao se comunicar com os colegas. Ainda, é possivel ao Ministério o investimento em cursos que capacitem os professores a lecionar para surdos, pois como já foi mencionado pelo economista Lewis "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." Dessa forma, tendo os meios certos a formação escolar do surdo no Brasil conseguirá chegar a sua excelência.