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Enviada em: 05/11/2017

Inclusão é quando o meio se adapta para acolher a diversidade. No Brasil, mesmo depois de 160 anos da implantação da primeira escola para surdos, ainda há desafios a serem vencidos, principalmente, no ambiente escolar. Primeiramente, vale ressaltar que a falta de assistência e acompanhamento com tutores e profissionais especializados no assunto, aliado ao baixo investimento em equipamentos e tecnologia inclusiva gera um sentimento de exclusão no indivíduo surdo. Pois além de não ouvir ele também, na grande maioria dos casos, não desenvolve a fala. Assim, o papel da escola que deveria ser de aprendizado e socialização acaba contribuindo para a exclusão  do indivíduo.  Em segundo lugar, deve-se lembrar também que o meio social corrobora para a prática da discriminação, uma vez que uma pequena parcela das pessoas se interessam pela comunicação por meio da linguagem de sinais. Sendo que essa, deveria ser ensinada nas escolas, assim como a língua portuguesa é ensinada. Dessa forma, contribuiria para uma sociedade mais adaptada e inclusa.  Portanto, afim de assegurar o direito à educação dos surdos, é papel do governo, com o Ministério da Educação, investir na educação inclusiva, por meio da capacitação e qualificação dos professores e tutores e, também, investir em equipamentos e novas tecnologias que auxiliem na aprendizagem de surdos no Brasil. Para que assim o país se torne mais justo e igualitário.