Materiais:
Enviada em: 05/11/2017

A criação do estatuto da pessoa com deficiência foi um marco no processo de inclusão social desses individuos, principalmente no que diz respeito a educação. Porém, mesmo sendo assegurada por lei, a educação de qualidade em todos os níveis escolares, para garantir o máximo desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais, ainda não é uma realidade. Isso porque, as instituições ainda esbarram em dificuldades como profissionais que não sabem se comunicar em libras e falta estrutura tecnologias.        Mesmo sendo ofertado a formação em libras, muitos profissionais na área da educação não são abeis para lecionar para pessoas surda. O estudo da língua brasileira de sinais está presente na estrutura curricular de cursos de licenciatura e pedagogia, porém muitos desses alunos negligenciam a importância do aprendizado desse idioma para atuação plena durante exercício da profissão. Isso acarreta em profissionais icapases de se comunicar com alunos deficiêntes, o que dificulta o aprendizado.        Outrossim, a falta de estrutura tecnologica para auxíliar no aprendizado funcional de pessoas com deficiência auditivas também é uma problemática. O uso de tecnologia, como a prova em video de sinais ultilizada no Exame Nacional do Ensino Médio, seria muito util no ensino de pessoas surdas, pois, diminuiria as dificuldades de compreensão do conteudo em língua portuguesa, melhorando a qualidade do ensino.        Depreende-se, portanto, que para garantir a os direitos empregados pela lei n° 13.146, que garanti o ensino inclusivo de qualidade para as pessoas com deficiência, torna-se necessário que O Ministerio da Educação torne obrigatorio a formação em línguas de sinais por estudantes de cursos de licenciatura e pedagogia, para garanti o ensino para todos os tipos de alunos, além de oferta tecnologias, para que a educação seja igual para todos.