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Enviada em: 05/11/2017

No decorrer do século XVIII com a instalação da primeira instituição de ensino para meninos surdos no Brasil, introduziu-se no mundo educacional a oportunidade aos deficientes portadores desta necessidade de adquirir o devido conhecimento e educação. Contudo, as dificuldades e os desafios para formação educacional destes, se faz presente até os dias atuais através da ausência de recursos sonoros como forma de aprendizado e da adaptação com à Língua Brasileira de Sinais (Libras).       Desde a infância, os recursos sonoros possuem papel fundamental na vida do indivíduo, sendo eles introduzidos pelos responsáveis e pela escola através de brinquedos educacionais e músicas educativas que, estimulem a criança ao aprendizado. Porém, indivíduos com deficiência sonora não são capazes de desfrutar desses recursos, sendo desafiados desde cedo a desenvolver métodos adaptativos que possuem o mesmo objetivo.       Segundo o Art. 27. do capítulo IV do Direito à Educação, é dever da família assegurar a educação com qualidade e a proteção à pessoa com deficiência. Tendo isso em vista, o nascimento de um indivíduo onde os responsáveis não são surdos faz com que aumente as dificuldades de comunicação, na medida em que se faz necessário, para sua diminuição, a introdução em uma instituição bilíngue que desfrute da libra, para que eles possam ter uma relação dentro de seu domicílio e darem a preparação necessária para a ingressão de seu filho na escola. Através disso, a necessidade de aprender outro método, diferente do tradicional, para comunicação com outros indivíduos, torna-se mais lenta a adaptação, por conta de ser uma prática pouco usual pela sociedade em si.       Diante dos desafios para formação educacional de surdos no Brasil e do ponto de vista de Pitágoras: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens", torna-se necessária a introdução, junto ao inglês, à aulas com linguagem em formato de libras em toda as instituições de ensino, visando o aprendizado de todos através desse recurso. Ademais, com base na afirmação do filósofo alemão Arthur Schopenhauer "Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo" é importante a publicação de campanhas informativas e demonstrativas sobre a vida desses deficientes através da rede de televisão, que tenham como objetivo fazer com que as pessoas enxerguem o mundo de outra maneira e assim possam ajudar aqueles que possuem dificuldades. Através disso, espera-se a diminuição dos desafios encontrados pelos surdos no mundo educacional.