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Enviada em: 05/11/2017

A Constituição brasileira de 1988 garante educação a todos. Entrementes, na prática, os deficientes auditivos não têm esse direito respeitado. Isso corre, pois, no Brasil, a formação educacional dos surdos enfrenta inúmeros desafios, como o despreparo dos educadores e a abrangência limitada das leis.    Em primeiro plano, e mister destacar que, segundo Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, em que cada órgão tem uma função para mantê-lo vivo. Relacionando a teoria do filosofo à sociedade, nota-se que o despreparo dos professores no que tange à educação dos deficientes auditivos fere essa harmonia, pois impede que eles eduquem essas pessoas de forma eficiente. Isso acontece, pois, durante a formação acadêmica, os educadores não aprendem a ensinar adequadamente aos surdos. Nesse âmbito, tem-se, como exemplo, a falta de fluência em Libras da maioria dos profissionais da educação. Consequentemente, os responsáveis pela transmissão de conhecimentos não conseguem cumprir sua função, pois faltam-lhes recursos.    Outrossim, conforme Aristóteles, a política deve ser utilizada de forma que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. De maneira análoga, a falta de leis que obriguem as escolas a possuírem meios que possibilitem a educação dos surdos quebra esse equilíbrio. Isso acontece, pois a Legislação brasileira não obriga as instituições de ensino a oferecerem condições propícias aos deficientes. Nesse cenário, essa realidade é ilustrada pelos indivíduos desprovidos de audição que, ao buscarem educação, são rejeitados, pois o colégio não possui preparo para atendê-los. Por conseguinte, a maioria dos ambientes educacionais não possuem apoio pedagógico ou infraestrutura que atenda a todos.    Destarte, é indubitável que, no Brasil, a educação dos surdos enfrenta inúmeros obstáculos. Tendo isso em vista, o Ministério da Educação, por meio da inserção de matérias no currículo dos professores, precisa, urgentemente, preparar adequadamente esses profissionais, para que eles saibam ensinar os deficientes. Essas matérias incluirão o ensino de Libras e métodos eficientes de educar indivíduos que são incapazes de ouvir. Concomitantemente, o Legislativo deve criar leis que obriguem as escolas a oferecerem meios que possibilitem a educação de todos. Só assim, o direito à educação, garantido pela Magna Carta, será respeitado.