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Enviada em: 05/11/2017

Immanuel Kant afirmava que o segredo do aprimoramento da humanidade se encontrava na educação. De fato, através dela é possível transformar vidas, qualificar profissionais e tornar a sociedade mais fraterna e acolhedora. No entanto, este último potencial não é plenamente aproveitado no Brasil, tendo em vista que desvios morais e institucionais dificultam a integração dos surdos no processo educativo.      Em primeiro plano, convém ressaltar que a principal dificuldade encontrada pelos deficientes auditivos é o preconceito, em todas as esferas sociais. Sob esse viés, de acordo com a professora e pesquisadora Vera Maria Candau, os preconceitos são difundidos, enraizados e renovados na sociedade por meio de mecanismos educativos. Nesse sentido, o processo de socialização é responsável pelo surgimento de aspectos negativos, que são socialmente construídos e emocionalmente interiorizados por pessoas e grupos. Dessa forma, a escola tem a capacidade de desconstruir tais pensamentos, haja vista que é nela onde ocorre o convívio infantil e, consequentemente, a formação moral e cívica dos cidadãos.   Ademais, a negligência dos centros educacionais e do poder público também contribui para a persistência da segregação dos deficientes. Nessa perspectiva, percebe-se que falta o engajamento no que tange ao ensino de Libras e do Sistema Braille, pois não é oferecido em todas as instituições de ensino do país, apesar de ser garantido pela legislação brasileira. Essa realidade é fomentada pelo despreparo dos profissionais e pela falta de fiscalização das leis. Por conseguinte, os surdos não conseguem conviver adequadamente em sociedade, o que impacta suas relações laborais e afetivas.     Portanto, com o fito de garantir a formação educacional dos deficientes auditivos, é necessário que a escola e a mídia atuem em ação conjunta, de modo a difundir uma cultura de respeito às deficiências, por meio de peças publicitárias, ficções engajadas, debates e aulas de educação moralizante integradas à disciplina Sociologia. Outrossim, o Ministério da Educação deve garantir que todos os cidadãos aprendam Libras, através da inserção dessa língua na lista de disciplinas obrigatórias dos Níveis Fundamental e Médio. A partir dessas medidas, a educação brasileira permitirá o avanço social, conforme o pensamento de Kant.