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Enviada em: 05/11/2017

A Constituição Federal de 1988 garante o direito à educação para pessoas com deficiências. Entretanto, segundo o INEP, a matrícula de surdos na educação básica está diminuindo nos ultimos anos. É preciso analisar, então, quais são as principais dificuldades encontradas por esses indivíduos em sua formação educacional.     Em primeiro lugar, é necessário levar em consideração a falta de capacitação de escolas e professores em relação à educação inclusiva. De fato, uma boa infraestrutura e profissionais qualificados são essenciais para se obter uma educação de qualidade. No entanto, é muito difícil encontrar escolas que possuam esses dois requisitos, prejudicando, assim, o ensino à alunos com problemas auditivos.       Além disso, é importante ressaltar o preconceito existente com esses indivíduos em sala da aula. Isso acontece, muitas vezes, por haver uma ideia de que os surdos prejudicariam as aulas, visto que precisariam de uma atenção especial dos professores. Dessa forma, um processo de exclusão ocorre e isso é prejudicial para os deficientes, já que o ser humano é um ser sociável e precisa de contato com outras pessoas.    Torna-se evidente, portanto, os grandes problemas que os surdos enfrentam em sua educação no Brasil. Nesse sentido, faz-se necessário que o Ministério da Educação forneça assistência pedagógica às escolas, capacitando seus docentes e funcionários a fim de que saibam lidar com os alunos deficientes. Isso pode ser feito por meio de cursos disponibilizados pelo governo federal, sendo obrigatório que todos os funcionários das escolas participem. Ademais, campanhas educativas poderiam ser feitas pelas mídias televisivas com o objetivo de diminuir a discriminação que há com essas pessoas. Somente assim para que haja a garantia à educação prevista na Constituição Federal.