Materiais:
Enviada em: 06/11/2017

No Brasil, o portador de deficiência auditiva enfrenta algumas dificuldades, principalmente, no que diz respeito à formação educacional. Nesse contexto, além do preconceito proveniente da sociedade, os surdos são vítimas de um sistema de educação, predominantemente, exclusivo, situação a qual deve ser mudada urgentemente.       Conforme previsto na Constituição Brasileira, a pessoa com deficiência tem direito a uma educação de qualidade, a fim de desenvolver ao máximo suas habilidades. Entretanto, o sistema educacional apresenta algumas falhas. Isso porque, no que tange ao ensino fundamental e médio, são raras as escolas que dispõem de profissionais especializados na inclusão social do surdo, como, por exemplo, algum indivíduo que domine a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).       Sob essa ótica, é importante analisar a forte presença da discriminação dos deficientes auditivos na sociedade, manifestada de diferentes formas. Assim, a recusa de um emprego a um surdo devido, unicamente, a sua deficiência; o isolamento do portador de surdez em uma sala de aula e o desconhecimento, por maioria da população brasileira, da língua Libras, são exemplos dessa realidade. Dessa forma, todos esses fatores corroboram para a exclusão social do deficiente auditivo, dificultando no seu processo de formação educacional.       Diante dos fatos supracitados, percebe-se que mudanças são essenciais para que haja a eliminação dos obstáculos no processo de formação educacional do portador de surdez. Segundo Kant, "o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele". Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação a implementação de aulas de Libras na grade curricular do ensino fundamental e médio, a fim de que, a longo prazo, as pessoas dominem a língua e promovam a inclusão social dos surdos, por meio da maior sociabilidade. Outrossim, o governo deve investir na capacitação de professores, por meio da disponibilização de cursos gratuitos em escolas móveis de Libras e técnicas de ensino, com o intuito de oferecer, nas escolas, educação de qualidade ao deficientes auditivos.