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Enviada em: 06/11/2017

Inclusão social, acessibilidade. A educação no Brasil tornou-se possível a partir da vinda da Família Real Portuguesa ao país, instaurando a biblioteca nacional e a primeira universidade do país, tornando a mesma acessível aos moradores e incluindo aqueles que possuíam certa deficiência - a exemplo da criação da primeira escola para surdos no império de Dom Pedro II, em 1857 -. Passaram-se, assim, século e a formação educacional dos surdos no Brasil modernizou-se a medida que o tempo passou. No entanto, como se manifesta a formação educacional desses surdos, em um país marcado pela dificuldade de incluir em seu meio portadores de alguma deficiência?       A educação faz parte de um pacote básico do governo que consiste em nos assegurar a contiguidade das garantias sociais,  e por tal, deve ser ofertada a todos de forma universal, integral e igual. Entretanto, na atualidade, o país encontra dificuldades na oferta da mesma para os surdos, dificultando sua formação educacional. Ressalta-se que, os desafios para essa formação são consequências do tardio reconhecimento  do Estado sob tal público, que somente em 2002 teve seu idioma reconhecido - LIBRAS - como a segunda língua oficial do país.       Por conseguinte ao supracitado, o tardio reconhecimento levou à um tabu social que formenta quase sempre em algum ato preconceituoso, fazendo com que as famílias responsáveis pelos mesmos não os matriculem na escola, aumentando a evasão escolar em um país onde a mesma cresce, decorrente da não inclusão e estimulo por parte do governo.         Segundo o escritor alemão Fiódor, " Somos impostos a uma linha imaginária, cabendo-nos ultrapassá-la ou estagnar-se a ela". Assim, cabe ao Governo criar políticas públicas que garantam o acesso dos mesmos à educação e diminua o tabu social gerado, diminuindo o preconceito social, fazendo com que as famílias ganhem estímulo para incluir os seus na escola. A linha mencionada por Fiódor são as dificuldades, com tais medidas, formar-se-à um país capaz de ultrapassa-la.