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Enviada em: 06/11/2017

No Brasil, apesar de 26 de setembro de 1857, Dom Pedro II ter criado a primeira escola de educação para meninos surdos, ainda persiste os desafios de formação educacional dos mesmos. Isso, ocorre seja pela falta de preparo dos alunos em lidar com deficientes auditivos, dificultando sua comunicação, seja pela falta de planejamento do Estado brasileiro na formação acadêmica dos docentes.  É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação seja uma das problemáticas. Mesmo que, a Lei 13.146 tenha sido um grande progresso na inclusão das pessoas deficientes auditivas, ainda há brechas que essas pessoas não tenham acesso por completo à educação. Seja pela falta de preparo dos professores em sua formação acadêmica em se comunicar ou ensinar essas pessoas, seja pela falta de inclusão nas escolas a oferta de ensino em Libras para os alunos. Ademais, ambos poderão desfrutar de uma sociedade justa e igualitária sem excluir essas pessoas do meio social, pois de acordo com o filósofo Emmanuel Kant "o indivíduo é aquilo que a educação faz dele". Outrossim, é notório a falta de planejamento por parte do Governo Federal, adjunto dos estados e municípios no preparo da formação educacional dos deficientes nas escolas. Devido,a dificuldade de reconhecimento dos mesmos no ambiente escolar, no mercado de trabalho e na língua oficial  Libras. Ainda que no artigo 5 da Constituição Federal seja assegurado o acesso à educação a portadores deficientes, há brechas por falta de fiscalização do Poder Público. Entende-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Uma vez que, o MEC deve planejar e inserir na grade curricular das escolas o ensino em Libras para os alunos poderem comunicar-se com os surdos. Mas também, a oferta de cursos para os docentes darem melhor aula aos deficiente auditivos. Também, a criação de projetos pelo INES para inserir essas pessoas no ambiente escolar, por exemplo, o uso de tecnologia assistiva. Como desenvolvido pelos estudantes do Instituto Federal de Tecnologia de Santa Catarina o ensino à distância para  surdos.