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Enviada em: 06/11/2017

É notório que há inúmeros desafios para formação educacional de surdos no Brasil, dentre tantos fatos relevantes, pode-se mencionar a negligência dos direitos para os surdos, quanto a educação e também a sua segregação no âmbito educacional.        Observa-se garantido na Constituição brasileira, a educação como direito para pessoas com deficiência, é dever do estado promover um ensino de qualidade com profissionais qualificados. Mas a realidade brasileira não é bem essa, há um negligência destes direitos, com pouco investimento, falta de estrutura nas escolas para atender este público e poucos profissionais capacitados. Segundo o INEP houve um decaimento significativo de surdos matriculados nas escolas na educação básica de 2011 a 2016.           Acredita-se que o papel da escola vai muito além de oferecer uma educação básica, ou segundo o Filosofo Aristóteles que acreditava que a educação é moldada segundo as necessidades da sociedade, vai muito além disso, é também função da escola incluir e não excluir os deficientes auditivos, mas é evidente que no Brasil persiste como desafio a segregação de surdos no âmbito educacional. Possivelmente em decorrência dos poucos debates sobre este assunto, ou deliberado preconceito para com os surdos.         Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse problema. O Estado juntamente com a comunidade escolar devem investir mais na capacitação de profissionais para atender este público, deve investir também na estrutura da sala e da aula tornando-a adaptáveis e inclusivas. O MEC em parceria com a mídia poderia criar propagandas a fim de conscientizar a população por meio das redes sociais e meios de comunicação, tornando o assunto mais debatido e despertando a busca de soluções para esses desafios, assim os surdos brasileiros terão mais oportunidades de uma formação educacional, já que Nelson Mandela afirma que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o Mundo”.