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Enviada em: 06/11/2017

Na Roma antiga, os deficientes físicos eram excluídos da sociedade. Muitas vezes, crianças recém nascidas que possuíam problemas motores eram sacrificadas por não terem potencial militar. Essa alusão mostra o quanto evoluímos como sociedade incluindo minorias. Apesar disso, os surdos, no Brasil, possuem desafios em sua formação educacional como a exclusão de grande parte das escolas e o despreparo dos educadores.      Os deficientes auditivos possuem restrições na hora de escolher qual escola irão frequentar, porém, é um direito constitucional que todo cidadão tenha acesso a educação. Apesar disso, o ensino público não está preparado para atender a essa demanda e precisa ser transformado para que o acesso não seja limitado.       Contudo, a falta de vagas nas escolas deve-se ao baixo número de profissionais especializados. Com isso, embora uma criança consiga uma vaga, ela acaba não tendo a qualidade de ensino necessária para sua formação e, no futuro, acaba limitada a poucas oportunidades.        Portanto, medidas são necessárias para a superação destes desafios. O ministério da educação, juntamente com as escolas deve incentivar a especialização de professores através de cursos e palestras que preparem adequadamente estes profissionais além de tornar obrigatório o ensino de Libras em todas as escolas. Desta forma, os deficientes auditivos terão maior inclusão nas escolas e, também, na sociedade.