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Enviada em: 06/11/2017

No século XX, era comum o cidadão com deficiência ter dificuldades no acesso das esferas sociais em que se encontrava, visto que o que era produzido, seja cultural ou comercial, tinha como objetivo atingir a massa populacional. Hoje, entretanto, a inclusão desta minoria foi alavancada, centros específicos de ensino são encontrados por todo Brasil, porém, deficientes auditivos ainda enfrentam empecilhos no país, uma infraestrutura não preparada nas universidades e o preconceito no mercado de trabalho torna uma tarefa desafiadora viver como um surdo.              Em primeira análise, percebe-se uma atenção grande de empresas de vários setores tais como de serviço e comercio, de incluir surdos na grade de consumidores. De fato, há um cuidado de corporações de que seu produto seja acessado por deficientes, aumentando assim o seu mercado consumidor. No entanto, existe uma dificuldade de emprego, há uma preocupação maior apenas de incluir na base consumidora, e não no corpo de empregados pois iria precisar de adaptações especiais no trabalho.              Além do meio comercial, sabe-se que as universidades têm na sua grade o ensino de libras. Sem duvidas, o surgimento de instituições de ensino destinado aos surdos proporciona formações em diversas áreas, como marketing, economia e administração, cria funcionários qualificados para exercer sua profissão. Todavia, o ensino superior não possui uma logística para embraçar os surdos nas suas diversas faculdades, a precariedade dos materiais destinados e a não preparação dos professores de passar seu conhecimento são umas das dificuldades que o deficiente auditivo enfrenta.        Logo, é necessário entender o desafio enfrentado no âmbito comercial e educacional. O ministério da educação junto com o Legislativo deve criar leis para a maior inclusão de deficientes. Leis que dão um prazo e 4 a 12 anos para as diversas universidades criarem setores educacionais com professores deficientes auditivos, tendo uma cooperação com os demais professores para o ensino estudantes surdos. Somente assim irá reverter o desafio da formação de estudantes deficientes.