Materiais:
Enviada em: 07/01/2018

A constituição brasileira assegura no artigo 27, na lei nº13.146, que é do direito da pessoa com deficiência ter educação. Porém, os surdos não possuem esse direito, seja pelas baixas matrículas na educação básica em classes comuns ou especiais. E na consequência disso, futuramente terão dificuldades de serem inseridos no mercado de trabalho. Diante disso, tornam-se passíveis de discussão os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.    Inicialmente, o primeiro problema a ser ressaltado é as baixas matrículas de surdos na educação básica em classes comuns ou especiais. Segundo o Inep, de 2011 á 2016 houve uma queda significativa de matrículas. Esse impasse é motivado pois a comunidade escolar não possui estruturas para receber recebê-los, devido não serem formados para capacitação de dá aulas aos surdos. Como consequência disso, os mesmos serão excluídos da sociedade, pois, segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, logo serão marginalizados.   Além disso, outro problema que dificulta é dos empresários não contratarem os surdos. Esse impasse é motivado, pois ainda existe grande preconceito por parte dos empresários. Isso resulta em surdos fora do mercado de trabalho, já que a sua deficiência fala mais alto que seus talentos e sua capacitação profissional.   Faz-se evidente,portanto, um ciclo de irregularidades que necessita de uma intervenção. Para isso, o Ministério da Educação deve disponibilizar para os profissionais de educação cursos em lato sensu com parcerias de universidades públicas como USP e UNIFESP, para ajudarem os surdos nas escolas e assim incentivarem aumentar as matrículas na educação básica. E o Ministério do Trabalho deve disponibilizar vagas de trabalho para surdos com parcerias de empresas públicas e privadas , para não serem marginalizados no mercado de trabalho. Desse modo, conseguiremos diminuir os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.