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Enviada em: 06/11/2017

Em julho de 2015 foi sancionada a lei que garante as pessoas portadoras de deficiência o direito a uma educação inclusiva e de qualidade. Todavia, a população com deficiência auditiva ainda enfrenta dificuldades em relação a garantia dos seus direitos na formação escolar. Nesse âmbito, deve-se analisar como a quantidade limitada de escolas exclusivas para esse público e o predomínio do preconceito influenciam na manutenção desse problema no país. Em primeiro lugar, o número reduzido de escolas exclusivas para deficientes é o principal responsável pela dificuldade encontrada pelos surdos na sua formação escolar. Posto que, em escolas comuns não é ofertado o suporte básico para atender suas necessidades. Por exemplo, ainda que a língua brasileira de sinais seja reconhecida como a segunda língua oficial, ela não é tão difundida nas escolas. Dessa forma, os professores encontram-se impossibilitados de se comunicarem objetivamente com os alunos portadores de deficiência auditiva. Por consequência disso, não há acessibilidade como está prevista em lei, causando um decréscimo na presença desses alunos nos últimos quatro anos.  Além disso, o preconceito enfrentado por parte dessa população, também constitui outra causa em relação as dificuldades na sua formação escolar. Isso porque, alguns indivíduos não são educados de modo a respeitar as diferenças. Em outras palavras, subestimam os deficientes tanto no âmbito escolar, quanto no contexto profissional. Consequentemente, essas pessoas acabam deixando sua formação e, no mercado de trabalho, também encontram dificuldades em conseguir emprego. É evidente, portanto, que a falta de acessibilidade nas escolas juntamente com o preconceito potencializam os desafios na formação dos surdos. Em razão disso, o Governo por meio de parceria com o Ministério da Educação deve aumentar o número de escolas que ofertem uma acessibilidade adequada para os deficientes auditivos. Essa ação também deve ser feita através de cursos de libras para instruir os professores, com a finalidade de garantir um aumento na formação escolar dessa população. Desse modo, o problema na educação dos surdos poderá deixar de fazer parte da nossa realidade brasileira.