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Enviada em: 06/11/2017

Com o avanço do processo de inclusão digital, inúmeros temas vieram à tona e tornaram-se foco de debates, dentre eles destaca-se a deficiência apresentada pelo sistema de ensino no que se refere a inclusão de portadores de necessidades especiais em todos os níveis de formação acadêmica. Nesse sentido, fica claro que esse é um problema de proporções nacionais de de grande longevidade, o que denota um descaso por parte das iniciativas pública e privada.  Vale ressaltar que dos que se encaixam nessa parcela sensível da sociedade, chama atenção a realidade dos indivíduos que possuem deficiência auditiva, pois é notável a situação de forte exclusão social em que se encontra, isso pode ser comprovado ao se observar o pequeno número de escolas que dispõe de estrutura para lidar com que se encontra nessa situação. Outro fator que contribui para a perpetuação desse fenômeno é a pouca abordagem que lhe é dada nos centros de ensino, formando assim uma população adulta que tente a ignorar esse tipo de problema.   Convém lembrar que além dos fatores citados, essa realidade é acometida pelo preconceito, tanto no meio social quanto econômico, pois é de amplo conhecimento casos de empresas que não contratam surdos devido à sua deficiência, mesmo que ela não interfira em seu desempenho profissional. A promoção de medidas que incentivam a pluralidade já foram executadas pelo governo através de publicidades, mas se mostraram insuficientes.   O Estado deve, portanto, continuar a mobilizar ações visando amenizar o problema, para isso é preciso que tais medidas tenham amplo alcance, o que torna viável o uso das mídias sociais, que hoje podem alcançar milhões de pessoas mesmo com um baixo investimento. No âmbito educacional, as escolas devem auxiliar na formação de cidadãos com maturidade e consciência do quão cruel pode ser a realidade de quem se encaixa nesse grupos sensíveis. É importante que sejam ensinados e debatidos conceitos como pluralidade, consciência social, solidariedade etc, adequando-os a cada faixa etária.