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Enviada em: 06/11/2017

A formação educacional do surdo no Brasil está fundamentada na concepção de Educação Inclusiva que ganhou notoriedade com a Declaração de Salamanca nos anos de 1990. Assim, pode-se notar não só aspectos positivos como o acesso dos estudantes com deficiência auditiva às escolas do ensino regular mas também o preconceito por falta de conhecimento sobre o surdo.      Sabe-se que a educação dos surdos foi realizada de forma segregada uma vez que ocorria em escolas especiais ou era para quem tinha alto poder aquisitivo e podia pagar professores particulares. Por isso, poucos surdos conseguiam ter uma vida social efetivamente e viviam apenas em casa sendo muitas vezes discriminados pelos familiares.    Ademais, um dos fatores que permitem o exercício da cidadania do surdo é o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) visto que considera a representação dos sinais como transmissão dos sentimentos, da fala através dos gestos e não meramente mímica. Logo, a Libras tem a mesma importância da língua portuguesa no Brasil.     Entende-se, portanto, que o Ministério da Educação   deve promover mudanças no currículo escolar tornando obrigatório o ensino de Libras nas escolas, por meio de cursos presenciais e online em parceria com a secretaria estadual e municipal , com formação de professores. Espera-se ,com isso, informar sobre a subjetividade do surdo e desconstruir a naturalização do desrespeito ao surdo no Brasil.