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Enviada em: 07/11/2017

A formação educacional de surdos no começo do século XXI ainda apresenta desafios no Brasil. Sobre o assunto, entre as dificuldades estão a falta de escolas estruturadas para receber esses alunos e a discriminação sofrida por eles. Nesse contexto, mesmo com o capítulo IV, do direito a educação, assegurando o dever do Estado em garantir ensino de qualidade para essas pessoas, isso não é realizado completamente para todos, ficando evidente necessidade de mudanças.     Em primeiro lugar, observa-se que muitas escolas não tem estrutura para proporcionar formação educacional para alunos surdos. Com isso, muitas pessoas passam por essa dificuldade, principalmente nas regiões fora da capital dos estados, onde é mais difícil de se encontrar centro educacional para alunos com essa deficiencia. Decorrente disso, muitos estudantes com problema de surdez não conseguem ter formação educacional.         Em segundo lugar, nota-se que a discriminação é outro fato que dificulta que o aluno surdo consiga ter a oportunidade de estudar. Tal condição, está no fato de as pessoas ao pensarem em alguem com essa deficiencia, já consideram ela inapta para conseguir estudar, junto a isso está o fato dos estudantes com essa dificuldade,  sofrerem preconceito de seus colegas. Consequentemente, a pessoa com surdez acaba não entrando nas escolas, ou entra e acaba saindo em algum momento, em função do preconceito sofrido.       Diante disso, cabe ao ministério da educação e ao terceiro setor alterarem esse desafio sofrido por pessoas surdas. Primeiramente, o ministério da educação, implantaria em todas as instituições públicas, uma sala para alunos surdos, onde se obteria, com dois ou três professores dependendo da quantidade de alunos, uma melhor estrutura para o aluno surdo conseguir estudar. Por fim, o terceiro setor - conjunto de associações que buscam se organizar para conseguir melhorias para a sociedade - realizará palestras gratuitas, em teatros, convidando a população a assistir, onde será tratado, por professores de alunos surdos, sobre como é feito o ensino para pessoas com essa deficiencia e os problemas causados pela descriminação feita a esses estudantes, isso mudaria a maneira de muitas pessoas pensarem sobre surdos e combateria o preconceito.