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Enviada em: 06/11/2017

No Brasil, diversas são as dificuldades encontradas para promover a educação de qualidade, principalmente para os portadores de alguma necessidade especial, o que inclui surdos e mudos. Nesse sentido, é necessário buscar medidas para promover educação de qualidade e inclusão social.     Um primeiro ponto a se considerar é a falta de infraestrutura das escolas e a falta de capacitação dos professores para receber os alunos surdos, pois de nada adianta coloca-los em uma sala de aula sem os recursos necessários para recebe-los e prepará-los. É necessário que a educação de fato ocorra e não seja apenas uma estatística.     De acordo com fontes do INEP, as matrículas de deficientes auditivos vem decrescendo desde 2011, o que comprova que muitas escolas não estão prontas para receber esses alunos. Diferente da maioria das instituições de ensino, alguns institutos federais vem ganhando destaque na inclusão dos deficientes auditivos, onde os próprios alunos da instituição gravaram videos na linguagem brasileira de sinais para transmitir conteúdo aos colegas com deficiência auditiva da turma.    Portanto, para promover uma educação adequada aos deficientes auditivos é necessário que o governo em parceria com as escolas criem mecanismos como aplicativos, materiais em libras, videos etc, que garantam a transmissão adequada dos conteúdos entre aluno e professor. Além disso, a disciplina libras deveria ser obrigatória no currículo escolar para que a inclusão social dos surdos também seja garantida.