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Enviada em: 06/11/2017

A educação de surdos no Brasil vem se provando um desafio. É necessário encarar o fato de que muitas vezes os funcionários são despreparados para a integração do aluno com deficiência. Segundo o INEP a taxa de alunos surdos, matriculados em escolas, especiais ou não, é decrescente desde 2012, demonstrando uma evasão escolar dessa parcela da população.    Apenas em 2002, por meio da lei nº10436, que a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) se tornou a segunda língua oficial do país e , ainda mais tarde, em 2014,  a LIBRAS tornou-se cadeira obrigatória nos cursos de licenciatura. Diante de lei tão recente não é surpresa que muitos professores não estejam preparados para receber alunos surdos. A falta de preparo do professor pode vir a isolar ainda mais o aluno, contribuindo para sua evasão escolar. Essa evasão do aluno é prejudicial para todo o ambiente educacional porque fortalece a barreira de comunicação entre o aluno surdo, o professor e demais alunos, dificultando ainda mais a inclusão social do estudante.    Os problemas, relacionados a formação educacional dos surdos, persistem devido ao pouco interesse social e político, visto que a parcela surda da população representa uma minoria de pouco poder político. Somando a isso podemos citar o isolamento social qual frequentemente esses alunos são submetidos, como salas especiais, programas televisivos ou filmes sem a função SAP. Não obstante, é necessário levar em conta o pouco interesse, por parte dos acadêmicos em licenciaturas em aprender LIBRAS.    O filme 'A Família Bélier' retrata a vida de uma família surda, produtores de queijo, na França. Desse filme podem ser retiradas ideias para auxiliar no processo educacional de surdos no Brasil. Algumas dessas ideias seriam: a maior participação política de pessoas surdas, o ensino misto, alunos surdos e ouvintes no mesmo espaço, para que possam aprender uns com os outros. Além do filme, os governos municipais e estaduais poderiam oferecer ensino de LIBRAS durante a alfabetização além de cursos de capacitação para professores mais antigos. As universidades contribuiriam tornando obrigatório o estágio com alunos deficientes e o governo federal ao tornar obrigatória a função SAP para todos os meios audiovisuais. Dessa forma estaremos contribuindo para a inclusão desses alunos diminuindo a evasão, fazendo com que se sintam parte de algo e construindo uma educação concreta e inclusiva.