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Enviada em: 06/11/2017

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil                  A inclusão de cidadãos com deficiência vem sendo implementada no Brasil de forma lenta e deficiente. Baseado em dados do Inep, no período de 2011 a 2016, é observada uma redução das matrículas de cidadãos surdos, tanto em classes comuns quanto em classes especiais.                 Além disso, somente durante o Império, no governo de D.Pedro II, os surdos começaram a ter acesso à educação, estando até então alijados de qualquer forma de inclusão social.              Entretanto, no aspecto legal, somente em 2002 a Libra (Linguagem de sinais) foi reconhecida como segunda língua oficial no país e, posteriormente, em junho de 2015, com a Lei número 13.146, o Estado Brasileiro, a família, a comunidade escolar e a sociedade foram incumbidas de assegurar a educação destes cidadãos.             Contudo, apesar de, em termos de legislação, estes direitos estarem sendo reconhecidos e garantidos, nos deparamos com um distanciamento entre o legislado e sua efetiva implementação com resultados práticos satisfatórios.           Em virtude do exposto, faz-se necessário o engajamento dos agentes elencados na Lei 13.146 para que estes cidadãos possam ter assegurada sua educação e consequentemente a sua inclusão no mercado de trabalho.                           Portanto cabe ao Poder Executivo, através do Ministério da Educação em conjunto com as prefeituras a implantação, nas escolas, de classes com recursos tecnológicos e também a divulgação da linguagem de sinais, utilizando-se para isso da grande mídia principalmente Às empresas caberia atuar no sentido de reservar vagas de trabalho para estas pessoas em cargos compatíveis e desta forma promover a real inclusão destas pessoas na sociedade.