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Enviada em: 06/11/2017

O sociólogo Durkheim defendia a ideia da sociedade funcionar como um organismo, esse sendo composto pelas instituições, como escola e família, que estão em íntima sintonia, assim como os órgão. Desse modo, quando uma delas falha, compromete. No Brasil hodierno, torna-se evidente as dificuldades enfrentadas pela instituição escola, em especial, no que disserne à inclusão de crianças e jovens surdos, uma vez que, as estruturas são inadequadas para atendê-los. Como efeito, a sociedade apresenta, a cada dia, traços maiores de desigualdade.        À vista disso, infere-se que a falta de acesso igualitário à educação ocorre, sobretudo, devido à modelação das escolas. De fato, a maioria delas não dispõe de uma equipe de docentes capacitada para lidar com estudantes surdos, e principalmente, não faz-se presente nas salas de aula um profissional tradutor de libras, o que facilitaria a aprendizagem dos estudantes com limitações auditivas, como consequência, assegurando o que já é previsto pelo Estado Democrático de Direito. Entretanto, a educação, que para Kant, é o que faz um indivíduo social, ainda está distante de adequar-se as necessidades sociais.         Por conseguinte, o preconceito para com essa parcela popular torna-se assídua, o que dificulta a inclusão desses no mercado de trabalho. A valer, tais indivíduos que poderiam contribuir para o crescimento do país, em inúmeros casos, por falta de oportunidade, fica ociosos e sem perspectiva de mudança. Tem-se uma exemplo positivo que pode ser disseminado em outra regiões, o projeto "Levanta-te e vem para o meio", que com o apoio da prefeitura de Teresína dá oportunidades as pessoas com algum tipo de limitações, de adentrarem no mercado de trabalho.          Compelem, portanto, ações múltiplas entre o MEC e o Ministério do Trabalho, a fito de amenizar os impasses supracitados. Para tal, cabe ao MEC disponibilizar cursos que capacitem os docentes para que possam posicionar-se de maneira a atender as necessidades de estudantes surdos. Outrossim, é destinado a esse mesmo agente exigir das escolas a inclusão de um tradutor de libras, de modo a facilitar a aprendizagem de tais alunos. Por fim, é dever do Ministério cobrar das secretarias municipais a inclusão de projetos como o citado acima, no plano de metas do município.