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Enviada em: 06/11/2017

Relativo aos desafio enfrentados pelos surdos no âmbito educacional, é possível afirmar que, no Brasil, embora existam leis que assegurem os direitos da pessoa com deficiência, ainda há um considerável preconceito da população contra esse grupo. Nesse sentido, há dois problemas que estão diretamente ligados a questão da dificuldade de formação: a necessidade de ampliação de classes especiais e a falta de profissionais capacitados nas classes comuns. Esses fatores dão origem a um problema maior e de raízes históricas, a falta de inclusão.      Apesar de ter sido no império a formação de classes para alunos surdos, o Brasil ainda carece de escolas destinadas exclusivamente a eles. Nesse sentido, é possível dizer que essa falha dos órgão educacionais acaba favorecendo o crescente número desses surdos sem escolaridade ou sem um nível de formação capaz de incluí-lo no mercado de trabalho. Vê-se então a necessidade do governo intervir e tentar solucionar essa problemática.    Além disso, outro fator que intensifica os desafios encontrados por esse grupo no acesso a educação é a falta de profissionais nas escolas públicas. Se por um lado a educação dos surdos é garantida por lei, pelo governo; por outro, a não capacitação dos professores públicos para atender as necessidades de inclusão desses alunos em classes comuns, mostra claramente a falta de organização e estruturação das instituições.      Diante disso e sabendo a necessidade de melhorar o acesso dos surdos a uma educação de qualidade, faz-se necessário algumas mudanças. Nesse contexto, o governo deve destinar mais verba para a construção de escolas exclusivas para atender a todos os deficientes, com livros em Braille, o ensino da linguagem de sinais e do próprio português escrito, a fim de desenvolver o máximo de aprendizado. Además, o ministério da educação deve investir em capacitação dos professores que atendam os surdos, como a libra e acrescentá-la como matéria obrigatória de língua portuguesa a fim de diminuir o preconceito e aumentar a inclusão.