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Enviada em: 06/11/2017

Na constituição de 1988, está assegurado e garantido a todos os cidadãos brasileiros portadores de deficiência, o direito ao acesso a educação. Porém, na prática isso não ocorre. Pois, as escolas ainda não estão preparadas para oferecer uma educação inclusiva a todos, dessa forma essas pessoas sofrem com as consequências disso.      Para que haja uma educação inclusiva de qualidade, é necessário uma infraestrutura adequada. No entanto, o que encontramos em nosso país são escolas sucateadas, e sem os materiais necessários para a formação de alunos surdos. Além disso, nem todos os profissionais estão capacitados para lidar com esses estudantes, pois geralmente não conhecem a lingua dos sinais, o que acaba agravando ainda mais esse quadro.       Ademais, como consequência disso quem possui uma deficiência auditiva pode acabar sendo excluído da sociedade. Pois, quem não consegue se adquirir uma formação básica, também não consegue se qualificar para o mercado de trabalho. Assim, no Brasil, de alguma forma, ainda se mantem um estado de exclusão.      Portanto, faz-se necessária medidas para resolver esse problema. Primordialmente, o governo federal deveria melhorar a infraestrutura das escolas, oferecendo livros e cadernos adaptados para os surdos. Além disso, seria de fundamental importância impor uma regra nos cursos superiores, onde todos os professores deveriam aprender a lingua dos sinais, e treinados para conviver e ensinar os alunos portadores de deficiência. Assim, gradativamente, os surdos serão inseridos de uma forma mais igualitária na sociedade.