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Enviada em: 06/11/2017

A Constituição Federal de 1988 assegura que todos tem o direito à educação garantindo também o direito à igualdade.Entretanto,o que se observa na realidade brasileira é que a população surda do país não tem esses direitos efetivados e se depara com um ensino educacional precário,além de dificuldades de se inserirem no mercado de trabalho.Assim,é urgente a necessidade de se aplicarem medidas que solucionem e viabilizem o acesso à educação para os surdos e os ingressem no mercado de trabalho.    O sistema educacional brasileiro,sobretudo na educação básica,é deficiente e essa precariedade do sistema se agrava ao se analisar o ensino para os deficientes auditivos.Não há formação adequada para os profissionais da educação lidarem com essa minoria.Isso torna o sistema ineficiente,uma vez que os próprios licenciados,responsáveis por formarem os alunos,não são capazes de lidar com as limitações dos estudantes.Outro fator que inviabiliza o ensino para os audio-deficientes é a falta de materiais especializados capazes de maximizarem o aprendizado.    Outrossim,é válido analisar que esse déficit na formação dos surdos se estende,ainda,na capacitação para que tenham acesso ao mercado de trabalho.Tal fator ocorre porque empresas,sejam elas privadas ou não,colocam os audio-deficientes à mercê por não investirem na inclusão e capacitação desses.    Infere-se,portanto,que medidas são necessárias para resolverem o impasse.O Estado deve capacitar professores disponibilizando cursos de libras e linguagem de sinais para todos aqueles que desejam atuar na área da educação e investir em materiais especializados para que o ensino seja eficiente.Além disso,outra medida a ser tomada é que o Governo em comunhão com as empresas disponibilizem de formação e capacitação profissional através de mini-cursos e palestras bem como a abertura de mais vagas fazendo com que ,assim,seja efetivada a máxima da acessibilidade.