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Enviada em: 06/11/2017

Acesso dinamizado para mais resultados  É de conhecimento geral que os deficientes auditivos sofrem diversas dificuldades quando se trata do acesso á educação no Brasil. No entanto, tais dificuldades trazem questionamentos, principalmente, sobre quais as possíveis causas e sobre quais medidas podem ser adotadas para sanar esse impasse social.  De acordo com o filósofo Imamnuel Kant " o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Entretanto, sabe-se que não é um habilidade natural de todas as crianças surdas entender-se como diferentes e que precisam de um tratamento especial no processo de sua formação. Tendo isto em vista, é preciso trabalhar nas crianças que a deficiência não é uma "barreira" para alcançar a sua formação, e sim um obstaculo que pode ser contornado com o auxilio necessário, visto que, é dever do Estado, segundo  a constituição brasileira, promover e assegurar o acesso à educação dos deficientes.  Além disso,  a cantora brasileira Mariana Peralta cita em uma de suas canções a seguinte frase : "não tem progresso sem acesso". Tendo isso em vista, observa-se que o acesso á educação é fundamental para a formação e o progresso do ser humano, seja deficientes ou não, e que necessitar de ajuda para alcançar esse progresso torna-se necessário quando se obtêm deficiência auditiva.  Portanto, observa-se que a peça fundamental para amenizar os desafios da formação dos surdo é democratizar o acesso à todos. Para isso, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da educação poderiam desenvolver programas ainda nas escolas, com o auxilio das novas tecnologias, com finalidade de integrar e facilitar o acesso a educação. Dessa forma  o programa iria proporcionar maiores perspectivas de formação e de progresso na vida, ou até mesmo no mercado de trabalho.