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Enviada em: 06/11/2017

A primeira escola para surdos foi criada no governo de D. Pedro II. Atualmente, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial do país. Apesar disso, o numero de deficientes auditivos matriculados na escola tem diminuído, o que caracteriza uma queda na inclusão dos mesmos. É preciso que mudanças sejam realizadas através da educação e da mentalidade social. Apesar da constituição garantir o acesso a educação as pessoas surdas, no Brasil essa inclusão tem enfrentado adversidades, pois alunos deficientes em classes comuns não tem os mesmos recursos que alunos normais, devido a falta da matéria de libras nas escolas comuns, pessoas deficientes têm dificuldade de se comunicar com seus colegas de sala e sociedade em geral. De acordo com Durkheim, fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar dotada de coercetividade, exterioridade e generalidade. Sendo assim, o tema encaixa-se na teoria, pois, uma criança que convive numa família que transmite comportamentos não inclusivos, tende a repetir esse comportamento, sendo passado de geração para geração. Sendo assim, medidas precisam ser tomadas para resolver esse impasse. O Ministério da educação em conjunto com a escola tem que incluir libras na grade curricular. Além disso propagandas devem ser realizadas através dos meios de comunicação – radio, televisão e internet – para que haja a conscientização da importância da inclusão aos deficientes auditivos. Com isso, esse fato social tende a diminuir gradativamente até que seja extinto do nosso país.