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Enviada em: 06/11/2017

É indubitável que a educação é um direito de todos. Ademais, em pleno século XXI, os surdos passam por desafios, sendo alvos de preconceito e discriminação. Além disso, é evidente que os familiares enfrentam uma luta constante pela inclusão dessas pessoas no meio social e, majoritariamente no ambiente escolar. Embora algumas pessoas sejam aceitas nas escolas, muitas se deparam com situações lamentáveis.      Nesse sentido, percebe-se que o preconceito está muito presente no mundo contemporâneo. Além disso, no Brasil, muitas escolas optam por criar espaços específicos, para alunos com deficiência se sentirem acolhidos e desenvolverem suas habilidades na aprendizagem, facilitando a formação educacional de surdos no país.       Porquanto, a população mais carente se torna a mais prejudicada, por não terem recursos e informações necessárias, para a inclusão dessas pessoas na sociedade atual. Nesse sentido, pode-se citar a teria Darwniana, de seleção natural, em que nessa engrenagem capitalista, os seres mais pobres são os mais fragilizados. Ademais, com a falta de informações, no Brasil, o número de pessoas especiais decresceu nas escolas públicas, pelo receio dos pais em relação ao preconceito e discriminação.       Portanto, frente a problemática gerada pelo preconceito, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse sentido, o meio midiático juntamente com ONGS, devem criar programas, desmistificando que, pessoas especiais não podem atuar no meio escolar e profissional. Outrossim, professores e familiares devem realizar palestras, para que esses alunos não se sintam inferiores aos demais. Ademais, os governantes devem destinar verbas as escolas, para que ambientes adequados sejam criados, e esses alunos se sintam seguros, não prejudicando sua aprendizagem, pois segundo Immanuel Kant, o homem nada mais é além daquilo que a educação faz dele.