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Enviada em: 06/11/2017

A educação não é para todos.          Segundo Durkheim, a sociedade opera como um organismo. Seguindo esse raciocínio, é preciso que haja coesão e equilíbrio entre os elementos sociais para que não ocorra nenhum colapso. No entanto, os impasses relacionados à formação educacional dos surdos no Brasil são uns dos principais fatores que rompem com a harmonia social, uma vez que eles são excluídos parcialmente desse processo.           Desse modo, embora a Constituição assegure a isonomia, é incontrovertível que os alunos surdos possuem demandas específicas, tornando-se indispensável garanti-las para a construção de um quadro de notória equidade. Mediante o elencado, Immanuel Kant afirma que a educação é determinante na formação do indivíduo e da sociedade. Todavia, devido à invisibilidade dessa minoria, há uma demasiada carência de ações inclusivas, possibilitando a manutenção de um cenário desigual. Assim sendo, os deficientes auditivos tanto ficam à margem da sociedade, quanto privados de conhecimento.         Contudo, o problema está longe de ser solucionado. De acordo com a pesquisa realizada pela Inep, mesmo que o número de escolas exclusivas tenha diminuído, ainda há, aproximadamente, cinco mil dessas no país. Tendo o exposto em vista, baseando-se nas leis newtonianas, é necessário que forças opostas atuem para modificar a situação. Não obstante, por falta de atitudes provenientes do Estado no que tange à visibilidade desse grupo e ineficientes investimentos para promover a inclusão, evidencia-se a perpetuação dos desafios sobre a formação dos surdos.       Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o imbróglio. Dessa maneira, o Governo Federal em união com o Ministério da Educação devem criar propostas de inclusão no âmbito escolar. Nessa perspectiva, é importante que sejam realizadas mudanças nas aulas, como a utilização de fotos, maquetes e objetos de fácil manuseamento. Consequentemente, os alunos surdos podem além de estudar, também permanecer na mesma sala que os demais e, logo, não serem excluídos. Ademais, as grandes mídias, como rádio e televisão, devem realizar campanhas objetivando a visibilidade dos surdos, colocando-os em novelas e filmes, por exemplo. Como resultado, por meio da apresentação das dificuldades diárias dos deficientes na ficção, a população se comoveria e cobraria a inserção dos surdos não só na formação educacional, mas em todo o país. Feito isso, após tais medidas, o Brasil alcançaria a harmonia social determinada por Durkheim. * considere que esse último parágrafo tem 9 linhas e não desconte ponto por isso, por favor. na folha do enem ficou 9.