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Enviada em: 12/11/2017

Todos os cidadãos brasileiros têm como direito básico o acesso à educação de qualidade. Todavia, ainda hoje, pessoas com deficiência auditiva no país deparam-se com graves entraves na busca de um sistema educacional inclusivo, dentre os quais destacam-se as barreiras na formação básica e superior e a falta de motivação advinda da difícil inclusão no mercado de trabalho. Assim, medidas com o fito de solucionar os desafios educacionais enfrentados por essa parcela da população são fundamentais.    Com efeito, a oferta de educação básica e superior em Libras ainda não atende a quantidade de surdos no país, fato prejudicial ao desenvolvimento intelectual e social possível ao grupo. De acordo com Paulo Freire, a educação é a ferramenta essencial para o entendimento do mundo e da sua consequente transformação. Dessarte, a impossibilidade do deficiente auditivo de ingressar em escolas e faculdades as quais o deixam de atender por não oferecerem cursos em linguagem de sinal representa também a falta de perspectiva futura de uma maior participação é melhor condição de vida.     Ademais, os deficientes auditivos deparam-se, na maioria das vezes, com uma grande dificuldade de ingresso no mercado de trabalho brasileiro. O preconceito e a exclusão ainda mostram-se presentes nas empresas, e tanto surdos que não tiveram acesso à qualificação profissional quanto os que já enfrentaram as barreiras da educação superior e se profissionalizaram são ofertados com um pequeno e insuficiente número de oportunidades de emprego, fato o qual desmotiva os indivíduos a progredirem na vida acadêmica.    Portanto, medidas com vistas à solução dos entraves educacionais vividos pela partes da população com problemas auditivos são essenciais. Dessa forma, compete ao Ministério da Educação a ampliação do acesso à educação básica e superior aos surdos, por meios da criação de classes especializadas em linguagem de sinal e no Sistema Braille nas escolas e faculdades públicas do país, a fim de atender as necessidades intelectuais dessa parcela da sociedade. Além disso, é de responsabilidade da mídia, importante ator social, a difusão das Libras nos meios de comunicação, por intermédio de programas engajados na valorização dessa linguagem, com o intuito de que, ao ter a sua língua difundida, os surdos tenham também mais facilidade de inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.