Materiais:
Enviada em: 06/11/2017

Apesar de o Brasil possuir um aparto legislativo ,Art.24, que deve assegurar o acesso à educação, os deficientes auditivos ainda sofrem com a segregação educacional no país, situação evidenciada pelo despreparo das instituições de ensino, como por exemplo a falta de materiais adaptados às necessidades físicas até a não difusão da Libras no ambiente educacional o que também favorece a segregação social e a não adesão na sociedade.       A falta de materiais escolares que corresponda às deficiências e o não conhecimento do educador de uma matéria específica com a língua de sinais colaboram para a deficiência educacional. Muitas vezes as escolas inclusivas possuem somente um falante da língua por classe , dificultando assim a absorção do conteúdo e sua aprendizagem.     Ademais, a não difusão da Libras como matéria didática cria uma descontinuidade cultural no ambiente escolar. Onde o aluno surdo não se comunica com o seu colega e acaba sofrendo com isolamento social, fator que contribui para o preconceito, além de construir a imagem da escola como um lugar ameaçador.       Portanto, para que esse quadro seja resolvido cabe ao MEC promover uma maior coesão social por meio de atividades inclusivas e educativas e a adoção da Libras como uma matéria escolar desde o ensino fundamental, além de educadores falantes da língua. Assim, como cabe ao Governo fornecer uma verba extra destinada aos materiais, não só para os deficientes auditivos como de outras necessidades especiais mentais e físicas.