Materiais:
Enviada em: 06/11/2017

Ter acesso à educação é o direito de cada cidadão independente de condição física ou social. Um dos problemas enfrentados hoje pelo Brasil, é a acessibilidade de pessoas surdas à educação, elemento fundamental para a formação de cidadãos íntegros e capacitados para o ingresso no mercado de trabalho.   Sendo assim, a dificuldade dos surdos no acesso a educação impossibilita o ingresso no mercado de trabalho diferente das pessoas que não tem esse tipo de deficiência, privando-os do desenvolvimento de suas habilidades como pessoas e de um sistema educacional assegurado o que representa um atraso para o Brasil que deveria disponibilizar educação para todos igualmente.       Contudo, o problema está longe de ser resolvido. De acordo com dados estatísticos divulgados pelo Inep, houve uma redução de aproximadamente 12% do número de matrículas feitas por surdos em escolas comuns e uma redução de 33,4% do número de matriculas feitas em escolas especias para surdos. Os principais fatores são as adaptações dessas pessoas aos métodos de aprendizado utilizados por essas escolas que muitas vezes são insuficientes ou inadequadas e também o pequeno número de escolas capacitadas para recebê-los, o que representa uma grande dificuldade.      Dessa forma, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O governo em parceria com o Mec devem estabelecer por meio de legislações adaptações eficientes para os surdos tanto em escolas comuns, quanto em escolas especiais para garantir o acesso á educação e ao aprendizado, assim como a construção de mais escolas para atingir um maior número de surdos. Como já disse o filósofo Immanuel Kant:"O homem é aquilo que a educação faz dele."