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Enviada em: 06/11/2017

A educação não envolve apenas o fator intelectual, mas também o cultural e social.Desse modo, no Brasil, os surdos sofrem com problemas dos deficit do sistema educacional, uma vez que, o país, não possui infraestrutura suficiente para educar os deficientes auditivos.        Em primeira análise, deve-se analisar o fator intelectual. Grande parte das escolas brasileiras não possuem professores capacitados para lidar com os deficientes e nem para dar aulas em libras. Além disso, as escolas públicas ou particulares não ensinam os alunos normais a linguagem de sinais, dessa maneira, sem a maioria da população brasileira  saber se comunicar com os surdos, eles são praticamente excluídos da sociedade.       A consequência disso, é que os deficientes auditivos são privados a ter uma educação cultural. Pois, não conseguir se envolver com a sociedade, é perder a pluralidade de gestos, hábitos, crenças da população brasileira. Além de que, os locais de disseminação de cultura como museus, cinema, televisão e teatro não são adequados para surdo, sendo algo inacessível para eles.       Como resolução para dos desafios educacionais para os surdos, cabe ao Ministério da Educação e ao Governo Federal criar leis que obriguem as escolas públicas quanto particulares ensinarem os alunos a linguagem de sinal, assim como oferecer cursos capacitadores para os professores aprenderem libras e a como lidar com os surdos. Ademais, é dever do Ministério da Cultura criar projetos adaptados para os deficientes auditivos. A televisão e as ONGs devem criar campanhas para a inclusão social dessa comunidade. Realizando algo que Kant já dizia, a educação é que forma o homem.