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Enviada em: 06/11/2017

Nos primórdios da educação de meninos surdos no Brasil, acredita-se que a educação destes deveria ser realizada de forma convencional, sendo por muitas vezes proibido o uso de linguagens de sinais. Muito se evoluio desde então, hoje entende-se que a formação das pessoas surdas deve ser realizada de forma diferenciada, entretanto a sociedade brasileira ainda tem muito a desenvolver-se no que diz respeito a inserção da cultura surda nas escolas. A problemática dar-se pela, falta de preparo dos educadores, docentes e administrativos, quanto pelo insuficiente incentivo às pessoas surdas a inserirem-se na educação formal.       Uma parcela significativa da sociedade, tanto no ambito escolar quanto fora dele, desconhece tanto os mecanismos de comunicação com as pessoas surdas, como a Libras, quanto a própria cultura surda. Para Sócrates, a ignorância leva ao erro, essa ignorância pode ser explicitada pela forma como as pessoas não surdas falam às pessoas surdas, vezes gritando e vezes como se esses indivíduos surdos tivessem incapacidade intelectual, essa situação gera sérios problemas de comunicação, não pela surdez, mas pelos erros de conduta gerados pela ignorância do agente da fala. Por esta razão muitas pessoas surdas podem se afastar do ambiente escolar e, um alguns casos, da própria sociedade.       A situação de afastamento das escolas pode ser constatado através da pesquisa do Inep que demostra uma diminuição das matrículas de alunos surdos nos últimos anos, que pode estar relacionado a falta de preparo das escolas para receber as pessoas com deficiência auditiva. Essas escolas devem estar preparadas para além de educar formalmente orientar os alunos surdos, visto que, de acordo com pesquisas, mais da metade das pessoas com deficiência auditiva em tem essa condição adquirida ao longo da vida, não são surdas de nasciência, sendo assim devem ser reinseridas na sociedade e no ambiente escolar.       Portante, infere-se, que para as pessoas surdas tenham a educação adequada compatível com suas necessidades específicas, cabe ao Ministério da Educação oferecer, de uma forma mais efetiva, cursos de capacitação, por meio do Institutos Federais e Universidades públicas, a distância e presenciais, para capacitar e instruir os educadores e a sociedade sobre a cultura surda e ferramentas adequadas de comunicação com os indivíduos surdos. Cabe ainda ao MEC, criação de costas para deficientes auditivos nas Universidades, assim como já há para o mercado de trabalho, assim as pessoas surdos não serão uma parcela excluída da sociedade. Desta forma as pessoas surdas poderão receber uma educação eficiente e adequada