Materiais:
Enviada em: 06/11/2017

Educação para todos   Durante muitos anos, pessoas com algum tipo de deficiência foram cerceadas, a exemplo do período da Idade Média, no qual era permitido matar crianças tidas como anormais. No entanto, no Brasil atual, apesar das diversas alterações em prol dos direitos das pessoas com deficiência, o tratamento desigual ainda persiste, a exemplo das pessoas surdas que não recebem subsídios suficientes na busca por sua formação educacional.    Um dos principais desafios para que a pessoa surda frequente o ensino regular encontra-se no despreparo das instituições de ensino. Apesar de a Constituição brasileira garantir que é dever do Estado assegurar educação adequada às pessoas surdas, poucas são as escolas no Brasil que possuem adaptações para essas pessoas. A exemplo disso, um estudante surdo que esteja cursando o ensino regular em uma escola pública não conseguirá ouvir o sinal sonoro que indica o fim de intervalo entre aulas.   Não obstante, os profissionais de educação, alunos e a comunidade na qual a pessoa surda está inserida dificilmente conseguem se comunicar com esta. Apesar de a Língua Brasileira de Sinais ser reconhecida como segunda língua oficial no país, poucos são os profissionais que possuem capacitação técnica para conseguir se comunicar e ensinar pessoas surdas. Aliado a isso, é escasso o número de cursos gratuitos para que mais pessoas aprendam a língua de sinais, fazendo com que a pessoa surda não possa comunicar-se de maneira plena e acabe segregada.   Portanto, em vista dos argumentos citados, são necessárias alternativas para garantir a formação educacional de pessoas surdas no Brasil. Em primeiro lugar, o Ministério da Educação deve transferir verbas para as instituições de ensino para a criação de curso extracurricular de Libras aberta aos alunos e à comunidade, através da contratação de professor com capacitação técnica, buscando a integração da pessoa surda na sociedade. Ademais, é necessário que o mesmo Ministério assegure a compra de materiais e a adaptação das escolas para a educação de surdos