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Enviada em: 06/11/2017

A atual conjuntura da educação brasileira referente a inclusão escolar de indivíduos surdos é problemática. A ausência de investimentos em sistemas de inclusão e tecnologias que auxiliam no desenvolvimento pedagógico faz com que os surdos percam oportunidades de emprego e socialização.  A falha no sistema de educação não é um fator hodierno mas continua persistindo na realidade da sociedade brasileira. Preconceitos, dificuldade de acesso á educação e a exclusão social fazem parte do cotidiano de grande parcela de pessoas surdas.Por motivos de falta de profissionais especializados em Libras e materiais sem utilizar o sistema Braille dificultam ainda mais a interação entre aluno e escola.   A defasagem da acessibilidade de surdos nas instituições de ensino também reflete na oferta de emprego. O mercado de trabalho prioriza candidatos a vaga que possuem a melhor qualificação profissional, um indivíduo surdo que não alcançou o ensino perde consequentemente as suas chances de garantir uma vaga de trabalho por falta de instrução educacional.  Há grande necessidade de investir na educação inclusiva e priorizar o direito de uma pessoa manter sua formação educacional em classes comuns com a devida instrução.   Por fim, o Governo Federal e Estadual deverão fornecer novas tecnologias para aprimorar os materiais para os surdos, tanto com apostilados inclusos no sistema Braille e a utilização de profissionais em Libras para acompanhar as aulas no ciclo da educação e no ensino superior, assim utilizando verbas públicas com o objetivo de fornecer um ensino de qualidade e novas oportunidades para os surdos.