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Enviada em: 06/11/2017

É notório que os surdos necessitam de uma formação educacional, mas certos desafios dificultam. Dentre tantos fatores relevantes, tem-se: a cultura vigente e a baixa eficiência das leis.           Sabe-se que somente em 2002 que a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como língua oficial do país por causa da sanção da Lei nº 10436. Isso demonstra que o país possui uma cultura que não reconhecia essa linguagem e que dificultou a educação dos surdos por causa desse não reconhecimento.                Além disso, de acordo com o Inep, em 2016 o país possuía 22 milhões de surdos em classes comuns e 6 milhões em classes especiais. Esse fato mostra que as leis atuais não estão incluindo totalmente os surdos. Isso mostra que a cultura e as leis do Brasil provocam o problema da educação dos surdos. A falta de inclusão total dos surdos provocam um sentimento de exclusão e desinteresse pela educação.                 Portanto, os surdos enfrentam desafios no seu processo de educação. Para mudar esse cenário tem-se como ferramentas: a mudança da cultura no país por parte das escolas- por exemplo,, por meio de seminários- abordando a importância dessa cultura para que a sensação de exclusão diminua. É necessário também o aumento da eficiência as leis por parte dos governantes por meio de incentivos- por exemplo, fiscais- para que as escolas não criem salas diferenciadas.