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Enviada em: 06/11/2017

Inclusão é reconhecer as diferenças do indivíduo como parte de uma estrutura social e permitir o desenvolvimento tanto individual como coletivo. O sociólogo Émile Durkheim, em seu trabalho intitulado "O Suicídio" analisa como essa identificação do ser enquanto indivíduo com o seu meio social permite com que ele tenha maiores possibilidades de se desenvolver, pois estabelece vínculos e qualquer ato que infligir sobre si acarretará consequências positivas ou negativas aos demais.     Ao analisar essa problemática, identificamos a importância de criar mecanismos para que cidadãos surdos ou que possuem qualquer outro tipo de deficiência consigam se integrar na sociedade e isso se dá através de uma comunicação clara que respeite as particularidades dos sujeitos.  Um aluno surdo ao conseguir se comunicar cria vínculos e diminui a distância causada pela diferença social. A Língua Brasileira de Sinais é um destes mecanismos, porém, mesmo tendo sido reconhecida em 2002 como segunda língua oficial do País, é pouco difundida e utilizada, ademais, profissionais não são preparados para uma educação inclusiva de qualidade.     O Governo Federal criou o Plano Nacional de Educação onde estabelece metas, incluindo essa problemática para que seja sanada, junto com o trabalho conjunto entre secretarias e orgãos estaduais e municipais. É necessário que ocorra investimento na educação e a criação de uma rede colaborativa que inclua órgãos públicos, ongs, família e cidadãos surdos para que através da inclusão não exista a possibilidade de um suicídio social dos surdos.