Materiais:
Enviada em: 06/11/2017

Na Declaração dos Direitos Humanos implica o direito da educação para todos os cidadãos. Desse modo, na pós-modernidade estes direitos encontra deteriorado, uma vez que, não a uma participação efetivas dos portadores de deficiências físicas nas instituições de ensino. Nesse sentido, pode-se afirmar os desafios empregados a estes surdos como a falta de planejamento na inserção destes nas escolas.         Em primeiro plano, é importante analisar a falta de políticas públicas a estes portadores especias. Nesse sentido, é visível este descaso pois apresenta aproximadamente 20% na atuação estudantil, segundo INEP, posto a falta de investimento na contratação de professores, escolas especiais e programas de incentivo. Dessa forma,pode-se viabilizar a massificação do grupo minoritário, visto a não apropriação seus direitos e a ausência de recursos governamentais.      Outrossim, ainda a uma mentalidade de âmbito preconceituoso a capacidade ensino-aprendizado dos surdos. De acordo coma teoria da tábula rasa, do empírico John Locke o conhecimento é adquirido a partir das experiências. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se a pré-disposição do aprendizado de forma igualitária, a fim de desconstruir o hábito da segregação.           Infere-se, portanto que os desafios enfrentados pelos surdos precisam ser minimizados. Cabe o Ministério da Educação juntamente com a mídia, investir e desenvolver programas de ensino  para a viabilização destes, de fato fundamental para a desconstrução do pensamento de inferioridade o qual sugere a amplitude dos direitos.