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Enviada em: 06/11/2017

A formação educacional de surdos no Brasil representa obstáculos que devem serem enfrentados de forma organizada pela sociedade.A constituição federal de 1988,norma de maior hierarquia nacional garante o acesso a educação, porém muitos indivíduos não são contemplados. Nesse sentido, cabe analisarmos medidas que amenizem esta problemática Em primeiro plano, é valido pontuar que a falta de equipamentos tecnológicos nas escolas para atender pessoas com deficiência, é um desafio. Pois, eles facilitam a forma dos profissionais da educação de lidar com as necessidades desses indivíduos. Conforme malala Yousafzai ativista paquistanesa defensora da educação "não podemos todos evoluir quando metade de nós fica para trás". De maneira, análoga, é possível perceber que se fundamental o suporte de aparatos tecnológicos ,para que venham sanar limitações dessas pessoas. Assim, ninguém ficara para trás Ademais, convém frisar que a discriminação é outro fator que impede esse acesso, visto que existe uma intolerância que as pessoas com deficiência sendo tratadas como o "diferente". É válido ressaltar que algumas empresas recusam esse indivíduos devido suas limitações. Nessa perspectiva,é importante importante ressaltar o pensamento do sociólogo Émile Durkheim o qual afirma que o fato social é uma maneira coletiva de pensar, dotada de coercitivdade, exterioridade e generalidade. A partir desse tipo de postura, outros indivíduos em volta tendem a adotar. Infere-se ,portanto, que ações são fundamentais para resolver esse impasse. Nesse viés , cabe ao poder público investir em escolas adaptadas as necessidades desses indivíduos por meio do Estado ofertando no âmbito educacional profissionais capacitados no ensino da língua de sinais, braile, além do uso de aparelhos tecnológicos para auxiliar na didática, por outro lado estabelecer descontos fiscais as empresas que ofertar determinados percentuais de vagas a deficientes. Assim,alcançaremos juntos a evolução defendia por malala