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Enviada em: 06/11/2017

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, no meio social, essa igualdade não está plenamente presente, visto que muitos deficientes ainda encontram diversas dificuldades de inclusão e suporte às suas necessidades.       Por muito tempo, os deficientes auditivos foram excluídos da direitos básicos, como o acesso à educação; e hoje, ainda que possível, é muito difícil a inserção desses cidadãos no sistema educacional, e consequentemente no mercado de trabalho, tendo em vista que o número de surdos matriculados na Educação Básica vêm diminuindo desde 2012, seja por falta de estrutura por parte das escolas ou de profissionais capacitados para atender a demanda dos alunos.       Ademais, o preconceito é outro fator que infere na inclusão dos surdos na sociedade, pois afeta a autoestima do indivíduo podendo resultar em traumas e transtornos psicológicos, como acontece com várias crianças que chegam a sofrer ''bullying'' por sua limitação.       Para combater essa problemática, se faz necessário por parte do Ministério da Educação ofertar cursos profissionalizantes com o intuito de capacitar professores no ensino de Libras, para assim torná-lo obrigatório na Educação Básica, a fim de criar uma educação mais inclusiva, além de tornar a comunicação e integração social dos surdos mais viável na sociedade.