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Enviada em: 06/11/2017

Segundo a constituição federal, todo portador de deficiência tem direito a educação. E perante isso, é de fundamental importância que não haja barreiras sobre a formação educacional de surdos no brasil. E para que isso ocorra medidas que visem a melhora da infra-estrutura educacional e dos seus profissionais é de grande valia.  Em primeiro lugar, vale ressaltar a questão da infra-estrutura da educação. Isso porque, as escolas não estão preparadas para proporcionar um ambiente educacional favorável ao deficiente auditivo, e na medida que falte salas de aulas adequadas, e a implementação integral do ensino por meio da libra e o braille, os desafios se tornam intransponíveis. Dessa forma, para uma educação plena é importante a melhora de sua estrutura.  Além disso, outro fator tange a capacitação do profissional educador. E assim como a frase do filosofo Kant - " o ser humano é aquilo que a educação faz dele" fica claro a necessidade de uma maior preparação do professor, que necessita acompanhar o aluno deficiente e garantir que o mesmo absorva de modo eficiente os conteúdos lecionados. Diante disso fica evidente também a necessidade de qualificação do profissional.  Portanto, para se cumprir o que conta na constituição, é fundamental que medidas sejam tomadas no âmbito de infra-estrutura e qualificação do profissional de educação. E para isso, a união de Ministério da educação e centro educacionais regionais pode proporcionar cursos de curta duração com objetivo de instruir os profissionais ao uso de libras e braille, podem ser importantes, assim como uma separação nos mesmos centros, de sala de aula a fim de prepara-la para o ensino pleno do individuo deficiente auditivo. Para que assim poder-se-a, garantir a formação educacional e ao mesmo tempo cumprir os preceitos de Kant.